terça-feira, 19 de abril de 2011
O PODER DA LEITURA, NO MOMENTO DE FAZER UMA MONOGRAFIA
"SE APRENDE A LER LENDO E A ESCREVER ESCREVENDO"
QUANDO EU ESTAVA NO PROCESSO DE MONOGRAFIA, MUITO AFLITA, POR NÃO ESTA DANDO CONTA DE LER E ESCREVER O QUE ERA DE CONVENIENCIA, RESOLVI PERGUNTAR UM DE MEUS PROFESSORES, (QUE NA OCASIÃO JA POSSUIA VARIOS LIVROS, NO MERCADO), COMO FAZER PARA CONSEGUIR LER E COLOCAR NO PAPEL O MEU ENTENDIMENTO?
ESSE PROFESSOR ME RETORNOU A PERGUNTA, ME QUESTIONANDO SE EU GOSTAVA DE LER...INDO ALÉM ELE ME PERGUNTOU SE EU SABIA LER.
PRA MIM FOI UM SUSTO, ACHEI GROSSEIRO, NA OCASIÃO, POIS EU SABIA LER, MAIS EXATAMENTE NÃO SABIA SE GOSTAVA DE LER.
APÓS BREVE REFLEXÃO, RESPONDI QUE SABIA E GOSTAVA DE LER...ELE, O PROFESSOR, CONTINUOU ME RETORNANDO A PERGUNTA, SOBRE O QUE EU GOSTAVA DE LER, FOI ENTÃO QUE CAÍ NA REAL. EU SÓ PODERIA ESCREVER SOBRE ALGO QUE EU GOSTASSE, ASSIM ME IDENTIFICARIA COM A LEITURA E SERIA MAIS FÁCIL DE CONDUZIR A ESCRITA, OUTRO PONTO IMPORTANTE É O "SABER LER", POIS PARA TANTO É PRECISO CONHECER TÍTULOS, SE INCORAJAR NA HORA DE DIZER COMO O ESCRITOR PENSA E MAIS AINDA COMPREENDER O QUE O ESCRITOR NOS REMETE, ATRAVÉS DAS PÁGINAS.
DEPOIS DE ALGUNS MESES, AO MESMO PROFESSOR EU DISSE QUE ERA CHEGADO A HORA DE APRENSTAR A MONOGRAFIA, FOI ENTÃO QUE ELE ME FEZ UMA OUTRA PERGUNTA: CONSEGUIU ENTENDER O SEGREDO DA ESCRITA?
NESTE MOMENTO JA ESTAVA ME ACHANDO, POR SABER LER E GOSTAR DE LER...SURGE ENTÃO A OUTRA PERGUNTA, SE EU SABIA O SEGREDO DA ESCRITA E SEM QUERER PENSAR MUITO RESPONDI QUE TALVEZ...ESSE PROFESSOR RESUMIU A CONVERSA ME DESEJANDO BOA SORTE, ENQUANTO LIA O QUE EU HAVIA ESCRITO E SEM NADA A DIZER, COM OS ÓCULOS NA FACE ELE CONCLUIU A LEITURA E SORRINDO DISSE: Tá vendo como foi fácil, você só precisava descobrir que "se aprender a ler lendo e a escrever escrevendo".
ESSA FRASE ME ACOMPANHOU EM OUTROS PROJETOS E FOI UM SUCESSO, POIS NÃO GUARDEI EM MENTE O RECADO, MAIS EM MEU CORAÇÃO.
OBRIGADA PROFESSOR WILSON COELHO, POR ME ENSINAR QUE SE APRENDE A LER LENDO E A ESCREVER ESCREVENDO.
ROZI DE SÁ
PSICOPEDAGOGA
Assinar:
Postagens (Atom)